RESUMO
O bairro Novo Paraíso se encontra na cidade de Anápolis -GO e se localiza no limite do perímetro urbano na extremidade oeste da cidade. Os bairros periféricos das cidades apresentam características peculiares, mostram um crescimento espontâneo e na maioria das vezes são desconsiderados pelos municípios.
O bairro Novo Paraíso se originou a partir da década de 1940 e apresenta um traçado muito irregular. A sua topografia é muito acentuada devido a presença de várias nascentes e a ocupação irregular dessas áreas faz com que haja enormes riscos para o meio ambiente e para as famílias que ali residem.
Neste trabalho na área de Urbanismo, a proposta é remanejar as quadras e ruas para que elas possam receber transporte coletivo que inexiste na área e para que os moradores possam se deslocar com maior facilidade no bairro; integrar a ciclovia da Avenida Brasil Sul com o bairro; relocar as famílias desapropriadas em um conjunto habitacional multifamiliar; trazer o convívio e espaços públicos que inexistem no bairro através de um parque ambiental, praça voltada para a população idosa, uma escola de ensino fundamental, medio e profissionalizante, Centro Cultural e Centro Comunitário.
APRESENTAÇÃO
Anápolis faz parte do quadro sócio-econômico e político do Estado de Goiás, sendo um dos municípios mais importantes, é considerado-o segundo em economia e o terceiro em população. Apesar da crescente arrecadação de ICMS, o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) e o aumento do investimento de capital e da demanda por trabalho, a distribuição de renda com alterações negativas, a queda do poder de compra do consumidor, os problemas ambientais e a condição de vida em favelas não revelam sintomas de desenvolvimento, segundo Castro (2009).
Dentre as áreas que apresentam esses problemas e baixa qualidade físico-espacial podemos citar o Bairro Novo Paraíso, antiga Favela Morro do Cachimbo; área que se encontra no extremo oeste de Anápolis e que até pouco tempo se encontrava fora do perímetro urbano. As áreas periféricas das cidades em geral, se tornam locais esquecidos pelo poder público, mas apresentam características interessantes a serem trabalhadas além de serem locais com grande potencial para reintegração das cidades.
Nagel (2007) afirma que ‘‘O coletivo deixou, assim, de ser pensado como unidade de ações em prol de objetivos comuns a todos os homens. O coletivo desmembrou-se em “inúmeros coletivos” e as singularidades passaram a inviabilizar interesses gerais mais amplos.’’.
A melhor utilização e apropriação dos espaços podem contribuir para mudar e transformar cenários violentos e de privação social. Desse modo, não há como deixar de reconhecer na sociedade brasileira que os espaços públicos de lazer podem se constituir em instrumento de combate à persistência da concentração de oportunidades, à inclusão precária da qualidade de vida coletiva nos chamados bairros periféricos das cidades e ao aumento da vulnerabilidade social com a explosão da violência.
O Bairro Novo Paraíso apresenta uma carência de locais de encontro, lazer, esporte, cultura assim como uma má estruturação das vias e problemas de integração do bairro com a cidade. Este trabalho tem como objetivo a adequação do Bairro, a reintegração dos moradores com a cidade trazendo qualidade de vida, estabelecendo diretrizes para implantação de programas sociais e dando suporte para o funcionamento destes.
Clique nas imagens para ampliá-las
Nenhum comentário:
Postar um comentário